Quem sou eu

São Paulo, São Paulo , Brazil
Sou Radioamador desde 1991. Gosto de DX,QRP e CW.

terça-feira, 14 de julho de 2015

SAIBA COMO FUNCIONAM AS ONDAS

Ondas
     Quando falamos em ondas a primeira coisa que vem a nossa cabeça são as ondas formadas por água, normalmente do mar ou de lagos. Quando observamos as ondas de um lago, verificamos que quando é jogado uma pedra, formam-se ondas que vão se afastando da pedra gradativamente e perdendo a sua intensidade, isso acontece devido a resistência que a água oferece.
     Se colocarmos um objeto que fique boiando na água, como por exemplo uma bola, observamos que com o deslocamento da onda a bola permanece parada. Porque isso acontece? O objetivo ou o deslocamento que acontece quando é formada uma onda, não é o deslocamento das partículas de água, mas sim o deslocamento da energia que a pedra carrega e passa para a água no momento do choque. Portanto as partículas de água permanecem praticamente paradas no sentido horizontal e somente a energia movimenta-se neste sentido, até a energia discipar completamente por motivo da resistência que a água provoca.
     Conceituando a onda, a diferença da parte mais alta a parte mais baixa da onda é chamada de amplitude da Onda. A parte mais alta da onda chamamos de Pico ou Crista, e a distâcia entre dois picos é o tamanho da Onda.
     A partir dessas caracteristicas, podemos determinar a frequência, que é a quantidade de vezes que uma onda se forma em uma unidade de tempo, que no caso é um segundo, a unidade de frequência neste caso é dada em Hertz (Hz).
     Dentre os vários tipos de ondas existem as ondas eletromagnéticas, dentre elas podemos destacar as ondas sonoras, ondas luminosas, ondas de calor, ondas hertezianas, ondas de raio X, ondas de raio Alfa, etc.
     O tipo de onda utilizada para rádio transmissão são as ondas Hetezianas, onde estão localizadas as ondas de som e de raios X, Alfa, Violeta, Luz visível. A onda herteziana, inicia no limite inaudível das ondas sonoras, aproximadamente de 15 KHz até 300 GHz, que é o limite para as ondas luminosas.
 
Transmissão de Onda de Rádio
     As ondas de Rádio ou ondas hertezianas, são ondas eletromagnéticas, elas são compostas por energia de campo elétrico e campo magnético, pelo fato de pertencerem ao espectro das ondas eletromagnéticas.
     A transmissão das ondas hertezianas são feitas da seguinte forma: supomos um transmissor ligado a uma antena dipolo, durante algum tempo o dipolo fica carregado de cargas opostas em cada um de seus elementos, cria um campo elétrico em torno da antena, com isso é formado um verdadeiro capacitor, este dielétrico, o ar.
     Quando a tensão do gerador cai, automaticamente o campo se contrai, mas antes que a última linha de força chegue ao transmissor, acontece uma nova polarização, na forma contrária da primeira, com isso expulsando o primeiro campo.
     Todo este processo acontece com uma velocidade de 300.000 Km por segundo, e a quantidade de vezes em que acontece a formação dos campos em um segundo é definida como a frequência, Hz. Portanto se velocidaquiser saber qual o tamanho da onda, basta dividir 30.000 pela frequência, então achará o tamanho em metros.
Divisão do Espectro
A UIT(União Internacional de Telecomunicações) dividiu o espectro da seguinte forma:
VLF - Frequências Muito Baixas, de 15 a 30 KHz, ondas sonoras, ultra-sônicas.
LF - Frequências Baixas, de 30 a 300 KHz
MF - Frequências Médias, de 300 a 3000 KHz
HF - Frequências Altas, de 3 a 30 MHz
VHF -Frequências Muito Altas, de 30 a 300 MHz
UHF -Frequências Ultra Altas, de 300 a 3000 MHz
SHF -Frequências Super Altas, de 3 a 30 GHz
EHF -Frequências Extremamente Altas, de 30 a 300 GHz
 
PROPAGAÇÃO
     Todo tipo de energia se propaga, a energia elétrica por exemplo necessita de um meio metálico para ser transferida e se propagar, mas um campo elétrico é formado em torno do meio que ele utiliza para se propagar.
     Esse meio onde a energia se propaga sem a necessidade de um meio metálico, é chamado de “ÉTER”. Este conceito foi proposto pelo famoso cientista Isac Newton, quando aplicou e conceituou o meio de propagação das formas de energia radiantes, como o calor, rádio, luz, etc.
      As ondas de rádio se propagam no éter, partindo das extremidades das antenas e gradativamente vão perdendo a sua força, por motivo da resistência que o meio provoca (Éter e a Terra). Outros obstáculos contrubuem para a perda de energia, como os prédios, pontes, estruturas metálicas, etc.
     As ondas de rádio, são basicamente dividida em dois tipos, as ondas terrestres, que propagam sobre a superfície do planeta, e as ondas espaciais ou refletidas, que são as ondas que tem sua propagação por reflexão ou refração, nas altas camadas da atmosféra terrestre.
     A propagação por refração ou por reflexão, são obtidas pelo motivo de existir uma camada da atmosfera, que é desequilibrada ionicamente e por este motivo chamada de ionosfera ou camada de Kennelly-Heaviside. Portanto essa camada pelo motivo de estar ionicamente desequilibradas, refletem as onda como se a ionosfera fosse um espelho, com isso atingindo cidades e países distantes da estação transmissora.
     Ondas muito pequenas, como VHF ou menores, praticamente não conseguem refletir na ionostera com uma ionização normal, elas necessitam de uma camada mais espessa de ionização para conseguirem refletir, isso acontece quando há, por exemplo, chuvas de meteoros, caso contrário, as ondas furam a atmosfera terrestre, portanto para conseguirem contatos a longa diistância utilizam de outros obstáculos para conseguir a reflexão, como por exemplo satélites artificiais e o nosso satélite natural que é a Lua. Os satélites artificiais, também é possível a retransmissão dos sinais e não somente a reflexão, pois alguns satélites, estão equipados com estações repetidoras para radioamadores, onde podem ser utilizadas por qualquer classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário